Soluções para arquivos e bibliotecas

RESPONSABILIDADE SOCIAL


A Biblioteca é um espaço de sociabilidade para a formulação e o fortalecimento das políticas públicas de acesso ao conhecimento e à informação.


Por ser a DOCS & BYTES uma empresa que atua preferencialmente na área de informação documentária, bibliotecas, arquivos e centros de documentação, e por acreditar que a ética e a economia têm de estar a serviço de políticas públicas inclusivas, procuramos agir em prol de uma gestão social eficiente, que atue sobre o conjunto de causas, somando-se políticas públicas ativas à responsabilidade social das empresas privadas e à mobilização da sociedade civil.


NOSSOS PROJETOS:


BIBLIOTECA DO HOSPITAL DE BASE


Biblioteca "Dr. José Paulo Cipullo"

 

Para oferecer leitura, conhecimento e lazer, o Hospital de Base de Rio Preto possui a Biblioteca Dr. José Paulo Cipullo, com um acervo de mais de 1.000 obras literárias e não médicas. São livros de ficção, bibliografias, auto-ajuda, literaturas nacional, internacional e infantil, entre outros.

 

Aberta a  funcionários, pacientes e acompanhantes e acadêmicos da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), a biblioteca possui o ambiente propício para uma boa leitura. Livros também podem ser retirados.

 

A biblioteca está localizada no andar térreo do Hospital de Base de Rio Preto, próximo ao hall dos elevadores.

 

 

Contribuímos com a Biblioteca do Hospital de Base com a doação do Sistema Alexandria On Line.


Para saber mais acesse: http://www.hospitaldebase.com.br/biblioteca


BIBLIOTECA DO PAIAIÁ


Maior Biblioteca em comunidade rural do mundo

 

A OCIP Associação Biblioteca Comunitária Mª das Neves Prado, também conhecida como Biblioteca do Paiaiá, está localizada no Povoado de São José do Paiaiá, no Municipio de Nova Soure-BA. A biblioteca possui aproximadamente 62 mil titulos de livros, além de Cds, dvds, entre outras fontes de pesquisa.

 

Em dezembro de 2011, durante o Bibliotecamp, realizado na Biblioteca Parque de Manguinhos, a Docs & Bytes se comprometeu a doar estantes para a Biblioteca do Paiaiá.

 

Abaixo o agradecimento do Sr. Geraldo:

"Prezada camarada Raquel, o povo da comunidade do Paiaiá e de mais 9 comunidades do município de Nova Soure - Bahia agradece a doação das estantes pela sua empresa.

Saudações socialistas,
Geraldo"


Para saber mais acesse: http://bibliotecadepaiaia.blogspot.com/


IIEP


O foco de atenção do IIEP é o estudo e a análise da realidade vivenciada pela grande maioria dos trabalhadores brasileiros. É seu objetivo contribuir com subsídios na construção, com a participação da sociedade, de políticas públicas de educação e de trabalho. Visa, também, subsidiar propostas e ações desenvolvidas por entidades do movimento popular e sindical.

 

O IIEP foi criado por educadores e formadores da educação popular, acadêmicos, sindicalistas de diferentes categorias e gestores de políticas públicas, com o propósito de promover e articular ações afirmativas referentes aos direitos dos trabalhadores a uma educação plena (integral) e a uma formação profissional pública, democrática e de qualidade.

 

Nossa contribuição para o IIEP foi a doação do Software Alexandria Documental, para organização e informatização do acervo da memória da oposição Sindical metalúrgica de São Paulo.


Para saber mais acesse: http://www.iiep.org.br


ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES


Situada em Guararema (a 70 km de São Paulo) e inaugurada  em 23 de janeiro de 2005, a ENFF foi construída entre os anos de 2000 e 2005, graças ao trabalho voluntário de pelo menos mil trabalhadores sem terra e simpatizantes. Sua missão é a de atender às necessidades da formação de militantes de movimentos sociais e organizações que lutam por um mundo mais justo.



Sua manutenção e funcionamento são assegurados por meio de financiamento de projetos nacionais e internacionais por organizações institucionais e privadas, além da colaboração individual voluntária.



A DOCS & BYTES contriui com a ENFF desde o inicio da sua construção, orientando a coleta do acervo, a organização da biblioteca, com a doação do Alexandria online e no suporte e manutenção permanente do sistema, bem como na cooperação e na implantação de novas bibliotecas em Centros do MST, espalhados pelo Brasil.


Para saber mais acesse: http://amigosenff.org.br


PROJETO ÂNCORA


 Em maio de 1995, o Projeto Âncora zarpou rumo ao desafio de transformar a realidade da comunidade em que estava inserido. Para tanto, apostou na construção de um futuro no qual crianças, adolescentes e idosos serão, antes de tudo, cidadãos conscientes e comprometidos com um Brasil mais justo e promissor.



Em 2007 a DOCS & BYTES entrou nesse barco, contribuindo com a organização e informatização da Biblioteca do Projeto Âncora


Para saber mais acesse: http://www.projetoancora.org.br


EM AMORIM LIMA


A hoje denominada EMEF Desembargador Amorim Lima nasceu em 1956 como 1a. Escola Isolada de Vila Indiana. Começou a ocupar o endereço atual em 1968. Em 1969 passou a chamar-se Escola de 1o. Grau Desembargador Amorim Lima e, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1999, recebeu a denominação atual.



Situada em bairro de alta heterogeneidade social e cultural, próxima a pólos científico-culturais da importância da Universidade de São Paulo, de áreas mais pobres de seu entorno e de pólos de importantes manifestações culturais, como o Morro do Querosene, a Amorim Lima teve, ao longo dos anos, o privilégio de receber também uma clientela heterogênea e múltipla.



Desde 2006 a Docs & Bytes é parceira neste projeto, além da doação do Alexandria online para a Biblioteca, contribui na orientação para organização do acervo e com o suporte e manutenção do sistema.


Para saber mais acesse: http://www.amorimlima.org.br/tiki-index.php?page=Biblioteca+-+Atividades